O Japão tem sido e continua a ser uma das sociedades mais organizadas e admiráveis do mundo. No entanto, ele está em um ponto especial de sua história, está experimentando convulsão social sem precedentes e isso gera ansiedade e incerteza em todos os segmentos da cultura. O povo inteiro é afetado.
“Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra” – Isaías 62.6-7
O Japão às vezes até se parece com uma máquina ou instrumento altamente afinado. Sim, é uma cultura maravilhosa, com muitas regras sociais enraizadas em todas as esferas da sociedade. O estrangeiro, porém, enfrenta uma dificuldade muito grande: O povo japonês é inconsciente da existência delas e não pode explicá-las explicitamente para os outros. Por isso, aquele que se muda para o Japão precisa descobri-las lentamente e certamente tropeça em muitos fracassos e erros com os modos sociais. Naturalmente, há japoneses que buscam encontrar paz num ambiente sufocante, tornando-se uma espécie de contracultura à rigidez cega. Ainda assim, presentemente o Japão precisa de respostas para continuar a sua existência.
O Japão é Pagão!
Há pouco mais de uma década Japão tem visto um aumento no número de seitas. Infelizmente, os cristãos são inseridos nesses grupos chamados de “nova religião”. Muitas dessas seitas buscam atrair especialmente os jovens japoneses (universitários). Um apelo comum é a promessa de realização interior através de uma variedade de técnicas de meditação, yoga, controle da mente e ascetismo. Por exemplo, em 1995, a seita “Verdade Suprema” realizou uma série de ataques com gás sarin no metrô de Tóquio e de outras partes do Japão. Métodos de controle da mente utilizados pelos cultos têm recebido grande atenção da mídia. Enxergamos nisso uma oportunidade para a Igreja a declarar a verdade da Palavra de Deus.
Amoralidade
Líderes no Japão têm caracterizado sua própria nação como “Uma Super potência sem qualquer bússola moral.” É um fenômeno relativamente novo em um país que foi orientado, durante séculos, por um sistema ético, moral e religioso moldado pelas fracas bases do xintoísmo, confucionismo e a disciplina samurai.
O problema com Jesus
Um dos maiores desafios que os cristãos enfrentam é o de proclamar Jesus Cristo como o único Deus vivo e verdadeiro. Muitos japoneses se satisfazem com o conceito de mais um grande professor. Ao mesmo tempo há uma rejeição do cristianismo porque consideram o senhorio de Cristo como arrogante e ofensivo.
Envelhecimento de pastores
Dentro da igreja, um dos maiores desafios é o de pastores que, junto com a sociedade, envelhecem. Atualmente, a idade média de um pastor no Japão se aproxima dos 70 anos de idade. 75% dos pastores têm mais de 55. A maior parte dos pastores titulares no Japão tem mais de 80 anos.
Baixo aprimoramento teológico
A maioria dos seminários e escolas bíblicas estão experimentando uma diminuição no número de alunos matriculados. No entanto, escolas bíblicas abertas aos leigos estão experimentando matrículas recordes.
Sociedade em envelhecimento
Há uma crescente preocupação que vem com uma diminuição projetada da força de trabalho japonesa. Os lares e abrigos de idosos têm longas listas de espera. O desaparecimento da família de duas ou três geração começou como famílias jovens colocar seus idosos em casas de repouso. Embora parcialmente financiado pelo governo, os lares de idosos ainda estão livres para segurar capelas diárias e compartilhar o evangelho com os moradores, muitos dos quais recebem uma nova esperança em Cristo.
Desurbanização
Tóquio, Nagoya e Osaka estão experimentando uma queda na população como moradores da metrópole buscando o campo para melhores condições de vida. Comutar duas horas ou mais para o trabalho se tornou a norma. Espaços enormes nas áreas periféricas das grandes cidades são praticamente vazios durante o dia. Novas abordagens no evangelismo são necessárias para alcançar essas comunidades com o evangelho.
Falta de valores morais entre jovens
São frequentes as notícias de meninas do ensino médio que vendem sua virgindade para empresários. Junto a isso, serviços de informações religiosas continuam a relatar um constante declínio na presença de jovens nas igrejas evangélicas em todo o Japão.
Suicídio
O Japão possui um dos piores índices de suicídio entre as nações industrializadas. O número anual desde 2018 ultrapassa 30 mil.
Instabilidade familiar
O colapso da estrutura familiar não afeta somente o Ocidente, é também m dos maiores problemas enfrentados Japão moderno. Muitos japoneses encaram uma jornada de trabalho elevada, junto com um tempo elevado de deslocamento, esse empenho do trabalho cria uma grande distância para as família.
Pioras na educação
A imagem do sistema de educação do Japão é alvo de inveja do mundo por causa da disciplina e bom resultado em testes padrão. No entanto, mesmo esse pilar da cultura está se desintegrando. Há um crescimento da prática de Bullying e os jornais destacam o grau de crueldade, adicionado aos problemas de delinquência juvenil.
Leave a Reply